1582 | Inicio do Calendário Gregoriano

Papa Gregório XIII

Papa Gregório XIII

Instituído pelo papa Gregório XIII, o Calendário Gregoriano substituiu o antigo Calendário Juliano.

O Calendário Juliano foi criado por Júlio César em 46 a. C., modificado pelo imperador Augusto, em 8 d. C., e durou até a Idade Média. No novo calendário, instituído pelo papa oficialmente em 15 de outubro de 1582, omitiam-se dez dias (de 5 a 14 de outubro), corrigiu-se a medição solar, estimando-se que o ano durava 365 dias, 5 horas, 49 minutos e 12 segundos. Acostumou-se a comemorar o início do ano em 1 de janeiro, entre outras diferenças.

Muito antes do jesuíta matemático Clavius e do papa reformador Gregório XIII, as distorções do calendário Juliano já haviam sido notadas. No século XIII, o franciscano inglês Roger Bacon, da Universidade de Oxford, já havia notado a diferença de sete para oito dias entre o ano civil e o ano solar e “…escreveu ao papa sugerindo que o calendário (Juliano) fosse reformado, mas seu conselho não deu em nada”. Mais claro ficou este descompasso nos séculos seguintes, quando matemáticos e astrônomos de renome como Johann Müller (Reggiomontanus), Nicolau de Cusa e Copérnico se interessaram pelo problema mas, tal como ocorrera com Roger Bacon, não foram ouvidos.

Finalmente, em 24 de Fevereiro de 1582, o papa Gregório XIII fez publicar a bula Inter Gravíssimas onde foram explicitados os detalhes e a necessidade de reformar o calendário Juliano objetivando a melhor aproximação possível do ano civil com o ano solar. Para tanto, sua proposta consistia em que o dia 4 de outubro fosse seguido do dia 15 de outubro, além de outros ajustes para que a defasagem fosse minimizada e, para isso foram utilizados os anos bissextos.

A mudança para o Calendário Gregoriano foi lenta, sendo adotada inicialmente por Itália, Portugal, Espanha e França e, mais tarde, pelos demais países da Europa.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s